A Tecnologia das Fontes kraftman

Atualizado: Mar 8



https://www.kraftman.com.br/post/como-funciona-os-reguladores-da-s%C3%A9rie-x


Todos os modelos dispõem de uma tecnologia superior em fontes para pedais de efeitos, mesmo se comparado com modelos de marcas tradicionais, tanto nacionais como importadas.


Só ela tem um circuito de proteção ativa contra curto-circuito, seja ele de qualquer natureza, curtos provindos de cabos e conectores e até mesmo sobre cargas ocasionadas por pedais com proteção contra ligação reversa. Em uma condição de ligação reversa de tensão em um pedal que tenha uma proteção com diodo em paralelo na sua entrada, evita que a tensão não alimente o pedal, porém essa condição de proteção eleva a corrente nas fontes de alimentação, que podem sobre aquecer e até terem seus reguladores ou outros componentes danificados por conta disso. Nossa fonte tem proteção ativa e estará totalmente imune a condições extremas, pois nesse caso um LED se acende no painel indicando que a saída entrou em modo de proteção, com isso o pedal ficou protegido e a fonte também se mantém íntegra.


A fonte ainda possui um circuito de proteção contra surtos da rede elétrica, que poderiam danificar a fonte e até mesmo seus pedais. Surtos são comuns na rede elétrica, quando eles acontecem a tensão nominal da rede se eleva por um curto instante de tempo, mas essa tensão pode chegar até umas 10x a tensão da rede, e alguns equipamentos podem ser danificados.


A fonte faz uso de um transformadores de núcleo UI de perfil baixo, os núcleos são enrolados especialmente para fornecer até 6 secundários distintos, permitindo assim montar um módulo regulador independente para cada uma dessas saídas. Se trata de uma fonte linear, porém com reguladores sofisticados que faz uso de tecnologia recentemente lançada. Esses reguladores possuem feedback de amplificador de erro, recurso que é responsável pela regulação e estabilidade da tensão de saída. Os reguladores dissipam menos calor que os convencionais, pois possuem um Drop Out (diferença de tensão de entrada para a tensão de saída regulada) menor. Formada pelo produto da corrente de saída pela diferença de tensão, resulta em uma menor potência de dissipação térmica, que resulta em um melhor eficiência da fonte e consequentemente um menor consumo de energia.


​Cada módulo da fonte é montado em uma placa individual, na qual fica um regulador de tensão com feedback e amplificador de erro que melhora a regulagem, tudo isso em uma das faces.

Na outra face fica um circuito dedicado a monitorar a corrente de saída da fonte, ele funciona ativamente, verificando a corrente consumida e no instante em que a corrente sobe além do limite estabelecido, esse circuito envia um comando para desabilitar o regulador na outra face ao mesmo tempo que sinaliza um LED. Isso protege o regulador e todos os demais componentes que estão antes dele, como os retificadores e até mesmo o transformador, que poderiam ser danificados por aquecimentos provenientes de sobre carga ou curto-circuito.


Muitas vezes o músico submete a fonte a trabalhar com uma corrente acima do que a saída suporta, isso faz com que a fonte aqueça e também passe a entregar um sinal DC com "ripple" (ondulações) que podem causar interferência no sinal e passar a modular junto com o áudio. Como nossa fonte não entrega um sinal com ondulações que possam comprometer a qualidade do seu timbre, preferimos cortar a saída que entrar nessa condição, a entregar um sinal ruidoso.


Cada módulo conta com um dissipador de calor soldado ao regulador. Dissipador feito de cobre eletrolítico (cobre puro) que por suas características físicas, o torna um excelente condutor de calor melhor que o alumínio para transferência térmica, porém o cobre não é muito usado para essa finalidade pois tem um custo mais elevado. Como não economizamos na tecnologia e na seleta seleção dos componente utilizados, não poderíamos ter um dissipador menos eficiente.


Criamos a inteligência do circuito para que tudo aconteça de forma autônoma, pois priorizamos a qualidade do produto que está muito além de só fornecer uma energia de qualidade, ele é um produto de qualidade. Tudo montado em um case de alumínio, que além de fornecer blindagem eletromagnética, deixa a fonte resistente.


Alimente seus pedais com uma fonte Kraftman, nós gerenciamos e cuidamos para fornecer uma energia de qualidade para seus pedais, tudo isso enquanto você tira aquele timbre de qualidade.

156 visualizações

© 2019 Kraftman Power Supply

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social